Dr. André Luiz Luquini Pereira

Dr. André Luquini
Reumatologista e Clinico Geral - CRM-SP: 129.471, RQE: 43560
Assistente Técnico em perícias médicas
Doutorando na University of British Columbia - Vancouver, Canada
Assistente de Pesquisa no Arthritis Research Canada

Contato:
*E-mail: andreluquini@yahoo.com.br

Links:




segunda-feira, 22 de janeiro de 2018



O que é a Reumatologia?






     A palavra Reumatismo foi introduzida por Galeno no século II depois de Cristo. Provém da palavra “rheos” que significa “fluir” uma vez que, naquela época, se acreditava que o reumatismo aparecia pelo fluxo de um “humor” vindo do cérebro até as articulações. O nome da doença Gota vem desta maneira de se pensar. 

     O conceito de que as doenças reumáticas são as que acometem o sistema osteo-articular nem sempre é correto, pois muitos pacientes podem não apresentar queixas articulares, ósseas ou de tecidos peri-articulares, mas sim de órgãos como rins, coração, pulmões, pele, etc. Ao contrário do que se diz popularmente, não são "doenças de velho", mas podem acontecer em qualquer idade, inclusive em crianças recém-nascidas. 
     Os termos "reumatismo" ou "artrite" não são diagnósticos. Quando alguém diz que tem artrite significa apenas que tem inflamação da articulação e essa é uma manifestação comum às doenças reumáticas mais prevalentes. 
     Como o tratamento dependerá da doença e do paciente em si, o diagnóstico correto e precoce e o tratamento adequado são a base para um prognóstico favorável, visando a evitar complicações incapacitantes, irreversíveis e até mesmo fatais. Por isso, a busca do especialista é fundamental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário