Dr. André Luiz Luquini Pereira

Dr. André Luquini
Reumatologista e Clinico Geral - CRM-SP: 129.471, RQE: 43560
Assistente Técnico em perícias médicas
Doutorando na University of British Columbia - Vancouver, Canada
Assistente de Pesquisa no Arthritis Research Canada

Contato:
*E-mail: andreluquini@yahoo.com.br

Links:




terça-feira, 25 de março de 2014

Gota e pseudogota (ou condrocalcinose)

 
Gota

A gota é uma patologia causada pela deposição de cristais de monourato de sódio (ou cristais derivados do ácido úrico) nas articulações, causando um quadro de inflamação, geralmente em uma ou poucas articulações. Frequentemente está associada a cálculos renais de ácido úrico.


A crise de gota geralmente é desencadeada por infecções, sobrecarga articular, cessação do uso dos medicamentos para redução do nível de ácido úrico sanguíneo ou abusos alimentares. O paciente com gota deve evitar em sua alimentação, resumidamente, carnes vermelhas, miúdos, frutos do mar, feijão e outras leguminosas e álcool. Se mal tratada, evolui para depósito dos cristais de ácido úrico em outros tecidos do corpo, como os chamados tofos, que levam a distúrbios estáticos e funcionais.


As crises geralmente respondem a antiinflamatórios, colchicina e gelo local, mas em alguns casos podem ser necessários corticosteróides via sistêmica ou por infiltração intra ou periarticular.




Pseudogota / Condrocalcinose



A pseudogota, também chamada condrocalcinose, é uma afecção reumatológica causada pela deposição de pirofosfato de cálcio dihidratado, que se caracteriza por ataques intermitentes resultantes da aglomeração desses cristais.


Pode aparecer em indivíduos portadores de outras doenças, como nos que apresentam valores extremamente elevados de cálcio sanguíneo, devido ao aumento da síntese hormonal da paratireóide (hipertiteroidismo), ou uma taxa exacerbada de ferro no sangue (hemocromatose), bem como níveis extremamente baixos de magnésio (hipomagnesemia).


As manifestações clínicas apresentam uma ampla variação. Alguns pacientes apresentam artrite com dor, geralmente nos joelhos, nos pulsos em articulações maiores. Outros indivíduos sofrem de dor e rigidez crônicas e persistentes nas articulações dos membros superiores e inferiores, que pode ser confundida com a artrite reumatóide. As crises agudas habitualmente são menos severas do que as da gota. Em muitos pacientes não há a presença de dor entre as crises, enquanto outros não apresentam dor em momento algum, embora haja um grande acúmulo de cristais nas articulações.


Chega-se ao diagnóstico por meio da aspiração (com agulha) de líquido da articulação inflamada. Neste, por sua vez, observa-se cristais formados de pirofosfato de cálcio ao invés de uratos. Exames radiográficos também podem fortalecer o diagnóstico, uma vez que os cristais em questão não deixam o raio-x ultrapassá-los, sendo visualizados como depósitos brancos na radiografia.

4 comentários:


  1. podem me ajudar por gentileza?
    Tenho 46 anos e desde meus 33 sofro com crises de gota, mas sempre convívio com elas, porem a uns três meses atrás comecei a ter crises semanais e apesar de cumprir a dieta e estar medicado só esta piorando. Estou com crise nos dois pés a duas semanas praticamente sem poder andar. Já usei diclofenaco, ibuprofeno, colchicina, betametasona, chás diversos e nada adiantou. Estou realmente em desespero pela dor, tristeza e por não conseguir trabalhar. Podem tentar me ajudar? Grato

    ResponderExcluir
  2. Podemos sim. É urgente o controle da dor, podendo-se recorrer até a infiltrações de corticoides intra-articulares, caso seu reumatologista julgue necessário. Posteriormente, é preciso investigar a causa do prolongamento e da recorrência das crises, e o que mais pode ser feito para otimizar o controle a longo prazo da uricemia, como a associação de uricosúricos, caso não haja contra-indicações.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde a todos, gostara de algumas opiniões sobre meu desconhecido problema, tenho dores em locais aleatórios, dedos, cotovelos e pulsos (conforme sintomad reumaticos)fiz diversos esames, indicados pelos medicos Ematologista e reumatologista, segundo eles, clinicamente não podem comprovar nada, pois os sintomas vem e vão, não se instalado por grandes períodos, e isso descaracteriza o reumatismo, tenho pré disposição a cálculo renal, consegui coletar alguns cristais desses cálculos, estou pensando em leva los para análise para verificar se pode ter alguma ligacao com as inflamação.Alguém conhece algum caso parecido? Alguém pode me orientar como investigar melhor? Algum método?
    Minha nutricionista me avaliou e disse que estou com 20 de gordura corporal, isso pode ter ligação com a enzima produzida pelo pâncreas, contribuindo para a inflamação? Obrigado!!

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Oi Antonio, é importante caracterizar melhor se você tem dores apenas ou também inflamaçao (inchaço, calor, vermelhidao, dor para mover a articulaçao). Se for mesmo inflamaçao, pensamos em artrite reativa (comumente relacionada com infecçoes) ou por microcristais. No primeiro caso, o diagnostico exato da infecçao que originou a reaçao exagerada do sistema imune muitas vezes nao é possivel; no segundo, o exame padrao ouro é a analise laboratorial do liquido que fica dentro da articulaçao (liquido sinovial), apos punçao. Isso de os sintomas nao se instalarem por grandes periodos descaracterizar reumatismo nao é verdade, essas duas hipoteses que citei acima cursam com padrao intermitente, isso é, crises intercaladas por periodos variaveis de remissao. Obrigado pelo comentario.

      Excluir